sexta-feira, 9 de março de 2018

Nada é tão Ruim que Não Possa ficar Pior

Imagem relacionada
"Nada é tão ruim, que não possa piorar mais ainda"...Ouvi isso, de um grande educador. A priori, não quis concordar, achei de um pessimismo e fatalismo muito grande! Digeri esta informação por alguns dias, e hoje, me pego utilizando com relação a algumas coisas, a mesma expressão. Lamento dizer, que concordo! Nunca fui muito otimista, mas, longe de mim, ser pessimista, de ser fatalista. É até uma falta de testemunho cristão, acreditar no pior. MAS, CÁ PRA NÓS, parece que estamos só valorizando o caos, o que há de pior nas pessoas. 

Nós todos sabemos, que o mundo é feito de uma multidão de gente boa, de atitudes maravilhosas realizadas pela maioria da humanidade. Graças a Deus, por isso! Se não fosse esta graça inefável de Deus, já nem existiríamos mais. Mas nós, temos uma tendência para o mal, que só falamos, pensamos, e agimos, como se no mundo, em sua maioria, fossemos todos ruins. Não é verdade? A começar em mim...

Coloquei no meu coração (entendimento), que não iria nunca gastar meu tempo, divulgando coisas negativas dos outros, principalmente, se não tivesse certeza, da verdade. E, até estas verdades, são passivas de erros também. Não fica bem, não é elegante ficar divulgando, compartilhando, o que não vai somar, o que não vai edificar.. Dá para nos colocar perfeitamente no lugar daquele difamado(a) pelo menos um pouquinho. 

Vem a minha memória, aquela passagem de Jesus, investido de autoridade de Mestre,(legalmente autorizado) "quem não tem pecado, atire a primeira pedra. Mulher, onde estão os teus acusadores?" E, o mais, vocês conhecem! Só que venho aqui, numa terapia comigo mesma,(rsrsrs) Será que nós, não estamos piorando mais ainda as pessoas, as coisas, quando fazemos questão de compartilhar coisas ruins, de mostrar o pior das pessoas? Vejo, pastores, líderes, professores, amigos, vizinhos, colegas, que se alimentam da indignidade humana, e fazem questão de postar o mal feito de alguém, a violência do outro, as dores, as incapacidades, os juízos de valor, dos outros. E, o pior, estas necessidades quase que são viscerais. "Tenho que postar para ajudar, alertar,preparar..." Não é verdade! Será, que você, e eu, não estamos cumprindo o papel de carrascos, fariseus, de tiranos, legalistas dos outros, para encobrir, as nossas fraquezas, fracassos, incompetências, medos, estes, bem guardados no fundo de nossas almas? 

Quando iniciei este texto, coloquei":nada é tão ruim, que não possa piorar mais ainda". Trago aqui esta reflexão! O pior do ruim, é uma pessoa travestida de "santo", de zeloso dos bons costumes, se cobrir de ódio, de mal querência, de dissimulações, se calçar mais ainda, da umbigologia e piorar aquilo, que já não está tão bom, aquilo, que já não está fácil, para os outros, e, muitas vezes, até para nós mesmos. E eu, omitir. Eu, me eximir das responsabilidades, para prejudicar mais ainda, o que já está posto. Exemplo? As relações humanas. Os mal entendidos, os julgamentos, os atraiçoamentos. Deus, tenha misericórdia dos indoutos, ao caírem nas mãos de muitos de nós, que demonstramos tanta "sabedoria", "entendimento" "amor", mas, na verdade, não passamos de demagogos de plantão da moral, e dos bons costumes, palpiteiros da maldade, que piora o que já não está bom, fazendo piadas, com a dor, com o erro do outro. Que tipo de gente sou eu?

Nenhum comentário: