segunda-feira, 6 de março de 2017

Dia 5 e 6... das Mulheres - Jael

Resultado de imagem para imagem jael juizesMês de março, celebrando, o Dia Internacional da Mulher. 

Hoje, estaremos refletindo sobre a perspicácia de Jael. Somente no livro de Juízes, esta mulher foi relatada. Ontem, conversando sobre a juíza Débora, no texto, eu deixei, uma alerta, sobre esta batalha. Jael, e sua família (os queneus), havia se afastado do seu grupo, e dos seus familiares, e armaram suas tendas, num lugar mais afastado próximo de Quedes, debaixo de um carvalho. Sísera, era o general do exército inimigo, e este já estava sabendo que os israelitas estavam próximos ao monte Tabor. Então partiu para o ataque. E, apesar de todo seu aparato, seus soldados, e ele, foram derrotados. 

Então o chefe Sísera, desceu do seu carro, fugindo a pé, para não ser morto. Jael, assistindo a cena, então, convida Sísera para dentro da sua tenda. Verso 18 do capitulo 4. "Venha para minha tenda, ali, o senhor estará a salvo. Não tenha medo". Ele entrou na no lugar, muito cansado, e ela o cobriu com uma coberta. Verso 19, "estou com muita sede, me dê um copo de água. Ela foi além, lhe deu um copo de leite. (ela lhe cobriu novamente.) 

No verso 20, ele lhe dá outra ordem. "Fique a porta da tenda, se chegar alguma pessoa, perguntando se há alguém aqui, diga-lhe que não". Ela, então foi lá fora, e como sempre fazia as pontas das estacas para armar as tendas, (este era um serviço das mulheres. Rsrsrs. Mais um serviço nosso). Conhecia então, muito bem a estaca mais afiada, e pegou. Pegou também o martelo, e foi para o quarto onde estava o general, silenciosamente. 

Diz a Bíblia,que ela cravou a estaca nas têmporas de Sísera, e este morreu. Logo mais, ela então chamou Baraque e mostrou-lhe o homem, que ele estava procurando. Assim, Deus entregou a vitória da guerra a Jael, que foi muito cantada pelo exército de Débora e Baraque. 

Algumas lições aprendemos com esta guerreira. Lição 1- Não é porque uma mulher é somente do lar, que não tenha outras habilidades, e seja do tamanho das "panelas". Mesmo ela dentro da sua tenda, com seus afazeres domésticos, estava bem antenada, no que se passava, com o seu povo, seu governo, com a política. Até o nome do comandante ela sabia, e mesmo sem conhecer pessoalmente, fez leituras de uma situação. 

Lição 2- Discrição. Seus planos, não foram espalhados com as vizinhas, com as fofocas, nem com os de casa. Segurança e assertividade no que pretendia fazer. 

Lição 3- Não brigou, e nem discutiu com o homem, acatou as suas orientações, como parte de onde queria chegar. Ela o convidou, e foi além, aqueceu-lhe, agasalhou-o. Ele pediu água, ela foi completa. Lhe deu leite, (leite relaxa) para dormir. Cobriu-lhe novamente. (não despertar curiosidades nele). 

Lição 4- Planejamento de cada etapa com eficiência. Até a estaca, ela sabia qual era a melhor. 

Lição 5- Modéstia, simplicidade. Não alarmou para os outros, seus feitos, não celebrou antes da hora. Convidou a pessoa certa, e lhes prestou conta. 

Lição 6- A última. Ganhou uma guerra, uma batalha sem sair de casa. A primeira batalha que temos que vencer, é dentro de nossa casa. Equilíbrio, moderação, temperança, saúde emocional de todos, organização entre os domésticos. Amor e afetividade aos filhos, respeito ao diferente. Se como mulher, consigo este feito, as demais coisas virão naturalmente. Jael, uma mulher estratégica. Cheia de competências.

Eu, e você podemos ser uma Jael. Basta-nos a força de vontade, e sensibilidade estratégica. Nós somos mulheres guerreiras! De batalha em batalha, vamos nos firmando como mulheres especiais! 

Por hoje é só. Fiquem com Deus!  (Facebook)

Nenhum comentário: