quinta-feira, 2 de março de 2017

Dia 2... da Mulher - Um Olhar Abrangente

Resultado de imagem para a mulher de lóNeste mês da mulher, dia 8 de março celebramos, ou refletimos sobre o nosso dia. O Dia Internacional da Mulher! Por que? 

Muitas pessoas, especialmente, mulheres, lutaram por melhores condições de trabalho.. Sabem quando foram dá ouvidos a estas pessoas? Quando uma fábrica pegou fogo, e 25 mulheres morreram queimadas. Protestaram, brigaram, ousaram por melhores condições, não só de trabalho, não só pelo direito ao voto, mas, mui principalmente, por equidade, por justiça, por direitos de falas, por direitos de ir, e vir, sem muitas opressões. (Já que sofremos algumas ainda). 

Especulando, os personagens bíblicos, encontramos uma mulher, pouco falada, que por ironia também morreu queimada. A mulher de Ló. Gênesis 19. A mulher tão conhecida por todos, que, porque olhou para trás, virou uma estátua de sal. Hoje, entendemos, temos uma noção de que, um vulcão, com terremotos devem ter vindo à tona, com todos os gases, muito fogo, e com enxofre, e destruiu, diz a Bíblia, Sodoma e Gomorra, duas cidades relativamente próximas, e cheias de perversões. 

E chegou para Ló, a ordem para desocupar urgente, a região, que tudo seria destruído. Ló, não se apressou, e então o Anjo do Senhor, puxou pela mão toda sua família. Ló, a esposa e duas filhas, e tirou para longe... Mas, eis que neste percurso, a mulher de Ló, olhou para trás, se distraiu, perdeu o foco, e foi atingida pelas lavas vulcânicas, e petrificou. Queimada lá ficou. (Estátua de sal). 

Olhamos sim! Para o passado, para o que ficou, para o que restou, para o que deixamos para trás... Mas, também olhamos para o nosso presente, e para o que virá. Todas somos curiosas! Todas temos passados! E, penso eu, que muitas de nós, gostaríamos que estes passados fossem arrancados de nossos corações, de nossas mentes, porque neles, quantas vezes sofremos, fomos humilhadas. Muitas vezes tirando de nós, a nossa dignidade de ser Mulher! Gostaríamos de ser marco, de ser estátua, de ser símbolo, de sal, de fogo, de pedra, não importa, principalmente por aqueles que nos amam, que nos admiram. 

A mulher de Ló, (nem nome aparece) é lembrada porque olhou para trás, virou uma estátua de sal. Nós queremos imprimir nos corações de todos, a nossa imagem de mulheres que olham o TODO, de TODOS os que nos cercam! Estamos fazendo, construindo nossa história. (Facebook)

Nenhum comentário: