sexta-feira, 17 de março de 2017

Amigos de Outrora, não de Agora

Imagem relacionadaMe saltou aos olhos, Uns "amigos" de Jó. (com todo respeito, quem pensar o contrário.)
No final da capítulo 2, e mais no capítulos 3, 4, 5, 6, 7, 8 9, vai se narrando um diálogo destes amigos com Jó. Este, vocês sabem, estava literalmente nas cinzas. Estava, nu, cheio de feridas, fedendo, pobre, sem ninguém, (há não ser, sua esposa, um tanto revoltada). E, recebe então estes três amigos. Elifaz, Bildade, e Zofar.

Estes amigos, foram constituídos, na época das vacas gordas de Jó. E, souberam da desgraça de Jó, e vieram lhe fazer uma visita. Quando chegaram, ficaram chocados com a situação, e também sofreram muito, se emudeceram por um tempo, vendo o total sofrimento do amigo. Depois, começaram a refletir com Jó, querendo trazer bom senso, otimismo, refletindo o Jó, rico, o Jó cheio de filhos, o Jó cheio de mordomias, mas, fazem de um jeito, que começam a querer colocar a culpa em Jó, insinuando, que o que ele estava passando, era porque estava se opondo a Deus, que ele teria que pagar pelos erros, que Deus, é justiça, que precisava Jó, refazer algumas coisas, etc, blá , blá, blá.

Eu, não sei vocês, mas, tem momentos em nossa vida, que não precisamos de ninguém para colocar o dedo, mais ainda na ferida. Chegar na casa de um enlutado, cheio de doenças, muito pobre, sem mordomias, sem fartura alguma, emocionalmente acabado, sem apoio algum, porque até a mulher estava muito estressada, e ficar apontando os possíveis erros, as decepções, os enganos, as tristezas, não é muito humano. Especialmente, quando todos estão com suas vidas, confortáveis, dentro de uma normalidade. Passa até uma ideia de arrogância religiosa. "Eu, estou bem, porque sou um servo, sou uma pessoa correta, blá, blá".

Dá uma impressão também, que não será nunca atingido, por fraquezas, e desenganos, decepções, um semi-deus. Gosto de ressaltar, um texto da Bíblia, onde diz que: "Não há um justo se quer, não há quem busque a Deus" Rom 3, a partir do verso 10.
Vou dar aqui uma sugestão. Se você, não tem a capacidade de se calar, em vez de atrapalhar, se você, não tem a capacidade de estender a mão, para juntos saírem da crise, se você, não tiver a capacidade de se colocar no lugar do outro, e chorar com ele, é melhor ficar em casa, na sua igreja, no seu trabalho, no seu conforto, no seu mundinho egoísta, do que ir, causar mais humilhação e dor ao outro. No capitulo 6, verso 16 e 17 Jó compara estes amigos, ao um riacho na época do verão, do estio. Falta-lhe água! Não pode molhar. Em outras palavras... Não podem abençoar, ser benção ao outro. Espero que você, enquanto amigo, enquanto gente, possa ser um rio perene na vida de muitos! Sempre levando suas águas a quem precisar apesar das circunstâncias.

Por hoje é só. Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: