quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Preterida por Caprichos

Resultado de imagem para vasti rainhaMe saltou aos olhos no livro de Ester. 

Volto a compartilhar, a minha dificuldade, em conviver ou viver aquelas práticas e costumes daquela época da rainha Ester, há mais ou menos 400 anos a C. Época esta, de muitos conflitos, muitas guerras, perseguições, e muitas maldades entre os povos daquela região. (Hoje, não mudou muito, mas, tá bem melhor.) Cada povo, preocupado em ostentar, em humilhar, escravizar, e oprimir o outro, para adquirir mais riquezas e poder. Viver ás custas dos pobres, e manipula-los, trás um prazer, uma satisfação muito grande ao opressor. Há governos, a depender dos seus líderes, que só se satisfazem, se assim, o fizer. Temos muitos exemplos na história da humanidade. ( Hoje, o que vivemos, é uma mera coincidência.) 

Posto isto, vamos prosseguir para o contexto de Xerxes e Vasti. Ainda no capítulo primeiro, no sétimo dia do banquete, diz o texto que o rei estava bêbado," alegre", e chamou seus ajudantes, pedindo a eles, que fossem chamar a rainha Vasti, para vir a sua presença, e que desfilasse para todos, a sua beleza. Diz a Bíblia, que ela, era uma mulher muito bonita! Continuou sua ordem, falando que ela colocasse também, a sua coroa real. Só estava faltando este detalhe para fechar com chave de ouro, todos os festejos. Os homens foram, cumprindo assim, aos mandos da majestade, mas, a rainha Vasti, recusou as ordens do rei. Ester:1:12. Não seria diferente. O rei ficou furioso e indignado. O rei então consultou os homens mais inteligentes, pois não fazia nada sem o conselho deles.( até hoje é assim, os governantes, se juntam com pessoas piores.) 

Verso 15." Qual o castigo que a lei determina, para uma rainha que não obedece as leis do seu rei?" Mulheres, prestem atenção, aos detalhes da resposta dada ao rei, dos seus conselheiros. Verso 16."A rainha Vasti, não ofendeu somente o rei, mas, todos os oficiais e cidadãos de todas as províncias do reino". Prestem atenção nos detalhes do texto. Verso 17 "Pois agora, todas as mulheres vão começar a desrespeitar os seus maridos, quando elas souberem o que a rainha Vasti fez" Verso 18. " Hoje mesmo, antes de terminar este dia, as nossas próprias mulheres, vão ficar sabendo o que a rainha Vasti fez, e vão começar a falar do mesmo jeito a nós, os maridos; isso provocará desrespeito e discussão." No final deste capítulo 1, versos 19 a 22, e aí, encerra. Eles então orientaram ao rei, que baixasse um decreto, uma lei, proibindo totalmente a rainha de se apresentar diante dele, em qualquer tempo, ou seja: nunca mais! E, que imediatamente fosse escolhida uma nova rainha para o lugar dela, de esposa e rainha. 

As cartas foram imediatamente enviadas, para cada povo, em sua própria língua, e nestas, determinava também, que cada marido, cada homem deveria governar a sua própria casa com autoridade, e que deveria ser respeitado. Silêncio! Calem-se! Vasti, sumiu aqui, dos escritos da Bíblia. Nunca mais, esta mulher aparece nas narrações bíblicas. ( pelo menos, na minha pequeníssima caminhada bíblica.) 

Lição de número 1. A quem poderia interessar, uma pessoa, que ousou discordar das futilidades, das ostentações,de um rei? Qual seria o raciocínio de todos aqueles bajuladores que estavam ali, objetivando seus próprios interesses? O mais grave. Como pode uma pessoa do sexo feminino, uma simples mulher, ter a ousadia de não querer desfilar sua beleza, suas joias, sua coroa (poder) para mostrar aos outros? Por isso tudo... Foi "banida" aniquilada" de um reinado, de um contexto familiar. 

Eu gostaria de ler algo, de alguma pessoa daquele tempo ( somente ler, porque lá, eu não gostaria de estar.) que tivesse escrito a versão da mulher Vasti, naqueles dias. O que será, ou como será que ela se sentiu, sendo descartada, por seu marido, por sua comunidade, pelos seus empregados? Ela, enquanto mulher, com seis meses de festa, com todo tipo de gente, sete dias de banquete em sua casa, e ainda, teria que, sei lá que horas da noite, ir desfilar para homens embriagados ( havia muito vinho na festa, diz a Bíblia) para mostrar que o rei "pega" todas as mulheres bonitas do mundo." Tenham todos inveja de mim" Como será que ela se sentiu, sendo humilhada, preterida, trocada, e sacada de tudo e de todos? 

Hoje é diferente? Quantas de nós, somos trocadas por um bumbum, por um charminho, ou por uma fantasia de qualquer outra? Quantos conselheiros e conselheiras do mal, estão por aí de plantão, em nome do "cão", e, eu aqui, incluo, pais, sogros, amigos, colegas de trabalho, de faculdade, que ajudam, dão uma mãozinha, ás destruições de: relacionamentos, lares, amizades, empregos, deixando pessoas totalmente destruídas como Vasti, porque estas, não se curvaram, aos seus caprichos? Que sentimento fica, quando alguém sem nenhuma misericórdia, lhe exclui, lhe priva, do mundo dele (a)? E, principalmente quando este, for alguém que você: gostou, amou, cuidou, honrou. 

Pena não sabermos o que aconteceu a Vasti, ninguém escreveu o seu desfecho. Mas, nós podemos escrever o nosso final, e nós escolhemos o rumo da nossa história. Hoje, temos um entendimento á luz de Cristo, o justo juiz, que todos somos iguais diante Dele. Quer gregos, judeus, romanos, brancos, negros, feios e bonitos. Todos temos um valor absoluto, e único Nele. 

Por hoje é só. Fiquem com Deus!  (Facebook)

Nenhum comentário: