sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Neemias, Disponibilidade, Humildade e Foco

Resultado de imagem para neemias muroMe saltou aos olhos! Neemias, foi usado por Deus, para grandes desafios. Humildade, foco, e estratégia penso eu, foram características muito marcantes na personalidade dele, naquela época. Pelo menos, entendo ser estas, as principais. Depois da notícia dos seus patrícios, ele se entristeceu, ficou alguns dias sem apetite, perdeu peso, e vocês sabem, o semblante fica abatido. Especialmente em alguém bem humorado, motivado, que trabalhava com alegria como ele. Por que estou dizendo isso? No capitulo 2, o rei Artaxerxes, percebe sua tristeza, a ponto de lhe perguntar. Neemias 2:2 " Por que você está com o rosto tão triste? Por acaso está doente?" 

Na continuação então, ele conta o que estava lhe acontecendo. E humildemente, ele exalta o rei, e depois pede, que se fosse com a permissão do rei, ele gostaria de ir, e reconstruir os muros de Jerusalém. E ele continua, com muita humildade pedindo, que se fosse do agrado do rei, ele gostaria de cartas de apresentação.( Ele era escravo) E, também já pediu ao rei, madeiras para o trabalho que estaria planejando iniciar. 

Na continuação do capitulo 2, ele então vai narrando as providências que estava tomando para a grande missão que entendeu de Deus, era pra ele fazer. Esdras, havia reconstruído o templo, com ajuda de todos. Ele agora precisava também dar a sua parcela de contribuição para o fortalecimento, do seu povo, já tão sofrido, e tão humilhado. Haviam muitas guerras, as cidades eram sempre muradas, para a proteção de todos que moravam dentro delas. 

Diz o texto, a partir de versículo 11 do capítulo 2, que depois de três dias que ele havia chegado ali, em Jerusalém, naturalmente cansado da longa viagem, ficou descansando, e observando, o contexto todo de dentro da cidade. Após esses três dias, à noite, ele resolveu sair, da cidade. Não contou a ninguém, somente a alguns homens, e foi fazer um percurso pelas ruínas antigas, para vê a dimensão de todo seu serviço, por onde deveria começar, quais seriam as prioridades para dar início ao seu tão árduo trabalho. 

Depois desta observação, detalhada e estratégica, resolveu então, compartilhar com todos os seus líderes e compatriotas . Quando ele seriamente colocou o seu plano verso 18 " Então falei a eles sobre o desejo que Deus, havia colocado em meu coração.(...) final do texto no verso 18." Eles responderam imediatamente: Ótimo! Vamos reconstruir os muros!" E se encheram de coragem para a realização desta obra." Lições são muitas, mas, vou destacar somente três. 

A primeira é: disponibilidade. Passado a tristeza dele, veio a disposição de ajudar, de fazer alguma coisa por seu povo, por sua nação, pelos seus irmãos. Se colocou diante de Deus. Toda criatura, quando se deixa colocar nas mãos do seu Criador, descansa. Ele então, com a cabeça fria, (porque descansou em Deus) começa enxergar possibilidades." E, se eu fosse, assim, assim... E, se eu fizesse assim, assim... Vou tentar". Se colocou a disposição. 

Segunda lição: humildade. Sem julgamentos, sem muita conversação, com muita humildade, coloca sua ideia, para quem pode lhe ajudar. Não temos que ficar, lamuriando pra um, pedindo oração pra outro, contando para o colegas as injustiças, os complexos, achando que o mundo conspira contra você não. No tempo certo, no controle de Deus, com humildade, use de estratégia para pedir a ajuda para as suas limitações, para os seus impossíveis, ás pessoas corretas. Deus, vai lhe direcionando. Esta direção e dependência Dele, só acontece, quando você descansa Nele mesmo, e tem a convicção que tem tudo sob controle. ( Tem gente que quer as coisas do jeito dela, e fica dando dicas para Deus, como se Deus, não fosse onisciente, e fica pedindo coisas para o seu deleite..) 

Terceira lição. Foco. O foco de Neemias, o seu objetivo, era fazer a vontade de Deus. Pelo menos era assim que ele entendia.. Ter objetivos, no reino de Deus, com certeza, não é o seu umbigo, os seus bens, os seus filhos,os seus jeitos, os seus amiguinhos....Visão de reino, é coletividade, é comunidade, é o outro. Reconstruir um muro, é uma proteção, é um benefício, é um cuidado com gente, com pessoas, com o outro. Se for desta forma, podemos então afirmar. " Porque todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados SEGUNDO o seu propósito, a sua missão". Não é segundo o que eu quero. Deus, não trabalha desta forma. Não é segundo o que eu acho, para o meu prazer, para o meu desfrutar. Tudo, tem que estar de acordo com a vontade Dele, porque esta vontade Dele, é perfeita, é boa, e é agradável E, quando isso chega no coração de todos, acontece exatamente como aconteceu ali. " Ótimo! vamos todos reconstruir os muros!" Em outras palavras. Neemias, este problema, agora, não é só mais seu. Nos atinge a todos. É nosso! É assim que Deus, trabalha com a gente.. Ele quer usar eu e você, para um bem maior! 

Fiquem com Deus! Até a próxima!

Nenhum comentário: