sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Corações Gratos

Resultado de imagem para reconstrução do templo de jerusalemMe saltou aos olhos! Vocês sabem, eu estou fazendo novamente a leitura da bíblia toda, e desta vez, eu estou com um viés diferente. Estou tentando trazer a memória algumas coisas, positivas e negativas, que lemos dentro da bíblia, e que nos serve de lições. Olha minha gente, o que eu acho fantástico na bíblia, é que, em se tratando de um livro sagrado, ela não omite, e nem tenta dirimir, disfarçar, ou omitir, os erros, as fraquezas humanas. Como nós somos imperfeitos! Como nós somos limitados! Como nós, somos carentes dos cuidados paternais do nosso Deus! Como nós carecemos das suas misericórdias! 
.
Hoje, me saltou aos olhos, dentro do livro de Esdras, a chegada do povo de Deus a Jerusalém, com o propósito de re-construírem o templo. Lembram que o rei Ciro facilitou tudo? Pois bem: Esdras 2: 64 " Assim, os que voltaram para Judá eram um total de 42.360 homens, 65- isso sem contar 7.337 escravos e escravas e 200 cantores e cantoras. 66- eles levaram consigo 736 cavalos, 245 mulas,435 camelos e 6.720 jumentos. Verso 69 Cada um contribuiu de acordo com suas possibilidades. Capítulo 3:8 a construção do templo propriamente dito começou no segundo mês do segundo ano depois de chegarem ao templo de Deus em Jerusalém. O grupo de trabalhadores era compostos de todos os que tinham voltado do cativeiro para Jerusalém, e estava sob a direção de Zorobabel, filho de Sealtiel, de Jesua, filho de Jozadaque, e de seus irmãos sacerdotes levitas. Os levitas tinham 20 anos de idade ou mais, e foram escolhidos para supervisionarem a construção do templo do Senhor." 
.
O que podemos aprender neste pequeno trecho da palavra de Deus? Primeiro: a gratidão. A alegria daquele povo por estar livre do cativeiro em babilônia, chegando então a Jerusalém com o coração grato. E, neste foco das coisas espirituais, eles produzem muito. O coração da cada um, é levado, é movido as várias contribuições. Detalhe. Diz o texto: cada um, contribuiu segundo a sua possibilidade. Ninguém ficou cobrando, ninguém ficou se achando mais poderoso, ou melhor do que ninguém porque contribuiu mais que o outro. Eles, não estavam de olho no outro, em medir, ou competir. O foco ali de todos, era um mesmo alvo. Todos queriam uma mesma coisa. Reconstrução do Templo. Reconstrução da casa de adoração de todos! Todos estavam voltados para o alto. 
.
Segunda lição. Prepararam todo o dinheiro para a construção, Verso 69 ainda diz: todas as contribuições, eles conseguiram levantar uma boa quantidade para iniciar esta obra." Quinhentos quilos de ouro, e três toneladas de prata, e cem vestes sacerdotais". Tem muita gente, que na pressa do dia a dia, ou nas suas ganâncias emergenciais, não se preparam para suas construções, seus investimentos, e terminam colocando o "chapéu onde o braço não alcança," trazendo muitos e muitos transtornos para eles mesmos, e seus familiares. Sem contar, muitas vezes que ainda pedem emprestado, ao agiota, ao banco, e não conseguem, pagar, e nem terminar o que começou. Coloca toda a sua família em situações muito difíceis. Isto é falta de planejamento! Lá, isto não aconteceu. Havia planejamento, havia liderança, todos acatavam os comandos dos seus líderes. 
.
Terceira lição, e esta talvez seja a mais difícil de achar, ou de fazer hoje, em nossos dias ... TODOS o que haviam voltado do cativeiro, contribuíram, e faziam acontecer." O grupo de trabalhadores era composto de todos os que tinham voltado do cativeiro." Quem trabalhava na obra? Todos os que voltaram do cativeiro. Na obra de Deus, não temos hierarquia, não temos que esperar que os outros venham fazer a minha parte. Todos nós, devemos, temos o compromisso com a obra Dele, o trabalho Dele, a Casa Dele. Todos nós fomos libertos do cativeiro do pecado. Todos somos livres em Cristo! A fé é individual, é intransferível, nos atinge a todos que fomos comprados do cativeiro. Coloquemos pois a mão na "massa" do evangelho! Contribuindo, orando, e fazendo o trabalho Dele aqui, enquanto não voltarmos para o lar eterno. 
.
Até mais! Fiquem com Deus! Estamos lendo o livro de Esdras. (Facebook)

Nenhum comentário: