segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Meio século...cinquenta anos....



Bom dia !! Hoje faço 50 anos ! é fácil fazer 50 anos? não. Claro que não é fácil. Tantos são, os que morrem, antes  de completar esta data. O que dizer de meio século? dizer... que é pouco demais, dizer... que nem percebemos, o tempo voa. Outro dia fiz 15 anos, lembro-me da festa, do vestido, das meninas que ali entraram, para festejar comigo, do pastor que fez a cerimônia, da quantidade de gente que apareceu sem ser convidado, dos salgados que acabaram dos docinhos que também não deram... em fim, de tudo. Até da quantidade de caixa de sabonete ganhos naquele dia. 11 caixas de sabonetes.Cada uma melhor que a outra, claro. Muitas pessoas foram de suma importância na minha vida. Professores especiais, amigos inigualáveis, momentos inesquecíveis. Pais maravilhosos!! Nas circunstâncias que vivi, me fazem falta a intimidade maior  com meus irmãos. 4 homens, e uma irmã(prima) que conviveu desde tenra idade conosco, a quem aprendemos amar...Somos um tanto distantes, em comparação a tantos outros irmãos, mas, dentro do nosso entendimento, nos amamos, nos aceitamos, nos compreendemos. Cada um segue seu rumo, mas, quando nos propomos fazemos coisas boas juntos. É bom parar, voltar no tempo, e refletir. Quanta coisa boa, proveitosa aconteceu em minha vida para eu chegar a estes 50 anos. A Igreja Batista central, a igreja que faço parte, me surpreendeu com uma festa maravilhosa, nestes 50 anos... Uma noite no Piauí. O tema era uma homenagem a minha terra natal. Fizeram muito bem feito. Muita comida gostosa... todas típicas do Piauí. A decoração com muitos jumentos, (jegue) chapéus, balaios, muita cocada, paçoca de carne seca, todo tipo de bode, Um bolo bem grande, com uma senhora (eu) em cima puxando um jeguinho. Que gracinha !!! tudo haver com a minha vida com o meu torrão. Fiquei refletindo...Quanto  amor me tem concedido o Pai, através destes meus irmãos, que carinhosamente planejaram algo tão profundo, e tão significativo para mim. Agradeço muito, esta família que constitui aqui em Teixeira de Freitas. Gostaria de coração, que todos vocês que estão lendo este texto, conhecessem estas pessoas maravilhosas que fazem parte do meu cotidiano. Como são especiais!! Por certo vocês seriam pessoas mais felizes. Voltando aos 50 anos bem vividos, gostaria de dar algumas dicas, (porque conselhos, muitos não gostam de receber) 1-Revista-se de um coração perdoador... tenho um irmão,  o terceiro lá em casa, gente boa, mais cheio de ressentimentos bobos. Uma pessoa interessante para conviver com todos, porque é inteligente para se conversar, gosta de cozinhar, gosta de brincar, mas, com uma dificuldade imensa de perdoar, de relevar o que os outros fazem. Recentemente, estava conversando com uma pessoa muito querida, e ela estava dizendo o seguinte:" Não confio mais em ninguém, as pessoas todas, são muito interesseiras, partidárias, convenientes, e concluiu com "falsas". Fiquei fazendo a seguinte leitura. As pessoas....Eu estou incluída. Todas, eu também estou....faço parte do todo. Será que o coração dela,(a pessoa), não está dur?, implacável? sem o revestimento do perdão? Tenho muito medo, desta ferrugem, ele corrói e destrói  muito rápido aquilo que consideramos precioso.Os nossos sentimentos. Havia há algum tempo atrás, um programa na televisão, que brincava com algumas pessoas que eram meio arrogantes. O programa então, saia oferecendo a elas, uma sandália de coro velha, e malfeita, pedindo as pessoas para calçarem as sandálias da humildade, em vários aspectos. Gostava do quadro, embora irreverente, porque eu aprendi calçar algumas sandálias da humildade em alguns aspectos da vida. Gostaria então, aqui de deixar, a segunda dica. 2- Calcem as sandálias da humildade, em algumas situações da vida. (nós erramos muito com os outros também. Porque então, somos arrogantes em algumas posições?) 3- Valorize o que de bom você tem, e o que de bom também, os que te cercam tem. Existem muitas, mas, muitas pessoas bem mais  bonitas, que eu, e que você, que está lendo este texto. Mas,espera aí... e daí? meu querido(a) vamos nos amar, nos valorizar, somos únicos! Nunca, jamais em tempo algum, existirá você, em outro momento, se não neste tempo presente que vivemos.Momento único, pessoa única.Vamos celebrar de todas as formas, de todas as maneiras possíveis. Deus é muito criativo, somos feito a sua semelhança. Seja criativo. Não gosta do seu corpo? arrume. Não gosta do cabelo? arrume, crie. Não gosta do seu jeito de ser? mude. Não gosta da vida que leva? faça tudo para torná-la do jeito que você quer. Passe por este tipo de vida, abundantemente, como o seu Criador quer. Você viverá bem os 50 anos, e mais outros que lhe vierem, pela misericórdia de Deus. Um abraço de uma cinquentona muito feliz !

Nenhum comentário: