domingo, 17 de junho de 2012

Autonomia do educando...

Quando falo de educar, a primeira palavra que me vem a mente é aluno.Mas, aprendi há alguns anos atrás, que aluno quer dizer sem luz.Então, como dizer que uma pessoa por pequena que seja, não tenha luz, se somos feito a imagem do Criador. "vós sois a luz do mundo".Conclusão que cheguei: Todos nós temos luz, toda pessoa tem algo a ensinar a alguém.Educar, nada mais é que fazer a luz já existente no ser em questão, brilhar mais, aumentar o seu farol, para ser mais útil.Utilidade, é uma palavra interessante, porque a partir daí nós vamos direcionando, arrumando na nossa cabeça,para que serve,isso para serve aquilo, etc. Dentro desta questão , eu muitas vezes me pego perguntando. Para que serve uma escola? Esta escola que conhecemos, qual é a utilidade dela? Muitas situações já experienciei, dentro de uma escola. Tenho oportunidades de conversar com estudantes, que fazem o ensino fundamental, 6º ao 9º, e que não sabem porque estão estudando, não gostam do que fazem, e dizem que não sabem nada.Esta semana eu, pedi um estudante deste, para ler o texto que ele entregou como uma redação, encaminhada pela professora de português, e,  ela não sabendo o que corrigir, ou como avaliar , me mostrou o texto. Eu, não entendi uma palavra que estava ali naquele papel, convidei o autor para interpretar .. Ele, disse que não lembrava mais o assunto, por isso ele não entendia o que estava escrito.( parecia um dialeto) Este rapaz tem 14 anos, faz o 7º ano. Eu perguntei então. O que você entende por autonomia? ele me disse não sei. Por que então você vem a escola ? por que sou  obrigado pelo meus pais. Não gosto de estudar. Se seu pai pedir para escrever um bilhete e levar a padaria, você saberia fazer? acho que não. Você saberia fazer uma feira no super mercado? acho que não. Fica aqui uma indagação: Estamos formando pessoas autônomas?, estamos como escola, fazendo esta luz que já existe dentro do estudante brilhar mais? O estudante passa pela escola, ou a escola passa pelo estudante? Continuaremos esta reflexão em um outro momento.

Nenhum comentário: